Estudantes participam do projeto ‘Paralela Infantil'

Educação
21/10/2010 08h12

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gal. Freitas Brandão assistiram a três curtas-metragens, nessa quarta-feira, 20, no Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, localizado no bairro São José. A atividade faz parte do projeto ‘Paralela Infantil', uma realização do NPD | Programa Olhar Brasil, da Secretaria do Audiovisual | Minc, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).

"Muitas vezes os alunos não têm acesso a filmes de artes e o projeto promove essa acessibilidade. A arte tem o poder de aproximar as pessoas, independente da idade e da condição social, por isso esses meninos e meninas estão sendo beneficiados com a aprendizagem coletiva", afirmou a técnica da Semed, Claudia Correia.

Acompanhados por monitores do NPD, os estudantes assistiram aos filmes ‘Frankstein Punk', ‘Meus Amigos Chineses' e ‘Dona Cristina Perdeu a Memória'. Em seguida, participaram de debates e conheceram alguns elementos fílmicos, como animação, créditos e locações, o que permitiu uma maior interação.

Participação

Para a professora Maria dos Anjos Silva, que acompanhou os alunos durante a visita, a iniciativa atraiu a atenção das crianças para os elementos que fazem parte dos curtas-metragens. "Percebi que eles aprenderam e responderam as questões que foram apresentadas. Além disso, perceberam as diferenças entre os três filmes assistidos e, diante do que foi mostrado, pretendo trabalhar o conteúdo em sala de aula através de debates, ilustrações e textos", colocou a professora.

A aluna Sírlane Silva, da 4ª série, apreciou os três filmes exibidos, mas o último, denominado ‘Dona Cristina perdeu a memória', chamou mais sua atenção. "Esse filme conta uma história engraçada, onde um menino e uma senhora sem memória constroem uma relação de amizade. Entendi que diversão e arte podem ser boas opções", explicou Sirlane.

Projeto

O projeto ‘Paralela Infantil' tem como proposta estimular o interesse das crianças pela sétima arte, apresentando produções cinematográficas brasileiras, prioritariamente de curtas-metragens. Foi iniciado em outubro de 2009, sendo executado como projeto piloto, atendendo inicialmente alunos da rede municipal de ensino de Aracaju. Este ano, o projeto se consolidou com atividades programadas, ampliando o público-alvo com crianças atendidas por ONG's, entidades beneficentes e outras instituições do terceiro setor, além de estudantes da rede particular de ensino de Aracaju.

"O projeto é um investimento a longo prazo na formação de plateia para o cinema brasileiro. Através dessa iniciativa, as crianças têm acesso a conteúdo de difícil acesso. Os filmes são exibidos numa linguagem adaptada, em que, após a sua exibição, são apresentados elementos como roteiro, direção e importância dos créditos, para que eles absorvam o conteúdo e não ser apenas um consumo de imagem", enfatizou a coordenadora geral do NPD, Graziele Ferreira.

As produções audiovisuais serão apresentadas gratuitamente durante todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, com mostras dos curtas-metragens ‘Frankstein Punk 12', ‘Meus Amigos Chineses' e Dona Cristina Perdeu a Memória'. O projeto segue até dezembro de 2010.